|
Escrito por Bikemagazine
Acessos: 131

Detalhe da nova coroa direct mount

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

A Shimano apresentou no final de maio de 2018 a novíssima linha do grupo XTR M9100 com 12 velocidades. A estreia foi na etapa da Copa do Mundo, em Albstadt, na Alemanha.

A cada quatro anos a marca japonesa lança uma nova linha do grupo que é voltado para competição. O XTR é uma evolução do XT e o “R” significa “Race”, corrida, em inglês. Os componentes XTR são mais leves (não necessariamente mais duráveis), mais eficientes e precisos e com o que há de melhor em tecnologia.

Eventualmente, algumas destas inovações serão incorporadas nos grupos inferiores e com preço mais acessível para abocanhar novas fatias de mercado.

Visão explodida do cassete 10×51 dentes

O XTR M9100 traz inúmeras novidades e quebra alguns paradigmas da marca, como o cassete com 10 dentes no pinhão menor. Até então a gigante japonesa batia na tecla de manter 11 dentes como mínimo. O M9100 estará disponível na versão 1×12 e 2×12 velocidades e também 1×11.

A coroa agora é do tipo direct mount e oferecida com opções de 30, 32, 34, 36 e 38 dentes para a versão 1×12 e 38×28 para a opção 2×12 velocidades, que vai funcionar exclusivamente com o cassete 10×45 dentes. O pedivela é disponível com Q-Factor 162mm e 168mm. Mais estreita, a corrente tem chanfros na parte interna para ajudar na centralização ao passar pelos dentes  e reduzir ruídos e vibrações e tem  acabamento Sil-Tec que reduz o atrito.

O novo grupo traz a opção do cassete 10×51 dentes, com incrementos 10-12-14-16-18-21-24-28-33-39-45-51. A roldana do câmbio traseiro tem agora 13 dentes e os parafusos de ajuste do câmbio estão mais acessíveis e devem facilitar a vida dos mecânicos.

A corrente pesa 242 gramas

As pinças dos freios têm um novo desenho, com a mangueira reposicionada na parte de dentro, que deixou o visual mais clean. Outro item que sofreu grandes alterações são os pedais, com plataforma maior e com várias opções de eixo que se adequam a várias medidas Q-Factor.

O peso e os preços do novo grupo foram publicados em alguns sites internacionais que tiveram acesso ao lançamento do produto.

Todos os pesos abaixo forma aferidos em balanças de precisão e são baseados em protótipos, portanto pode haver variação no lançamento dos componentes.

PESOS
Pedivela com coroa 32 dentes – 511g
Cassete 10×51 dentes – 376g
Corrente – 262g
Guia da corrente – 28g
Câmbio dianteiro – 86g
Câmbio traseiro SGS – 243g
Trocador traseiro iSpec – 111g
Trocador traseiro com braçadeira – 116g
Trocador dianteiro iSpec – 68g
Par de pedais – 302g
Cubo traseiro – 223g
Cubo dianteiro – 131g
Par de freios XC (manetes, mangueiras e pinças) – 408g

O preço do grupo completo de 1×12 velocidades para cross country é de US$ 2.015,00 e para Enduro é de US$ 2.075,00. O grupo 2×12 velocidades custa US$ 310,00 a mais.